Coordenador : Viviane Alexandre Nunes Degani
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389943.2199.50397.23022023
Departamento/Setor: MMO
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de graduação e pós-graduação de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, criadores, tutores e público em geral interessado em conhecimentos da anatomia animal
Local de atuação: Rua Outeiro São João Batista, s/n, Centro, Campus Valonguinho, Bloco E, sala 715. Departamento de Morfologia/Instituto Biomédico. Universidade Federal Fluminense.
Objetivo
O objetivo geral do Grupo de Estudos em Anatomia Veterinária é aprofundar, promover discussão e disseminação dos conhecimentos de Anatomia Animal. Os objetivos específicos são: a) divulgar conhecimentos da Anatomia Animal através de postagens com conteúdo fácil e resumido; b) divulgar as novidades na área de Anatomia, Clínica e Cirúrgia de Pequenos e Grandes Animais; c) relacionar datas de dias mundiais, nacionais ou internacionais de combate à doenças, homenagem à técnicas e avaliações diagnósticas, datas importantes para médicos veterinários etc, aos conteúdos que abarquem a Anatomia animal; d) Realizar ciclo de palestras da série Relembrando a Anatomia e) Realizar lives com profissionais experientes e renomados na Medicina Veterinária; f) Realizar ciclos de palestras de anatomia aplicada que aproximem a Anatomia com as demais áreas da Medicina Veterinária. g) Confeccionar quizzes sobre anatomia aplicada para auxiliar os estudantes de Medicina Veterinária nos estudos e estimular a capacidade de resolução de problemas dos mesmos.
Resumo
O GEAV - Grupo de Estudos em Anatomia Veterinária tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos em anatomia veterinária e promover a sua disseminação científica, trazendo conceitos importantes para os estudantes de Medicina Veterinária, através de uma linguagem de mais fácil acesso. Além disso, trazemos curiosidades relacionadas à anatomia aplicada à algum procedimento clínico-cirúrgico, inspeção, zootecnia e demais especialidades da medicina veterinária. Fazemos a hospedagem dos conteúdos produzidos em uma rede social Instagram (@geavuff) em que são postadas ao menos duas vezes por semana informações, curiosidades e atualizações na área de Anatomia e Medicina Veterinária. A rede social é administrada por docentes e discentes da UFF que atuam no Grupo de Estudos em Anatomia Veterinária (GEAV). Além disso, desenvolvemos ciclos de palestras Relembrando a Anatomia Veterinária e lives com palestrantes experientes e renomados na Medicina Veterinária para a disseminação de informações sobre a profissão e permitindo a discussão com o público de estudantes e profissionais médico veterinários. Pretende-se com este projeto disseminar os conhecimentos da área de Anatomia Veterinária da UFF, demonstrando as particularidades das espécies e sua importância nas especialidades veterinárias, além de promover desenvolvimento científico.